Fala Senhor

03/11/2012 23:40

Fala Senhor porque o Teu servo ouve  (I Sam 3:10b)

 

          Que lição maravilhosa de humildade!... Na opinião dos que gostam de exigir de Deus, este texto seria ao contrário: "Ouve Senhor porque o teu ‘servo’ fala”. O grande problema de muitos, é o costume do tudo pronto aqui e agora. Não conseguem submeter-se a Deus e muito menos esperar Nele. Exigem do Altíssimo, determinando o que Ele deve fazer imediatamente. Querem impor a aprovação de Deus  aos seus projetos e não são humildes o suficiente para ouvirem a Sua voz. Muitos estão mais interessados na bênção material do que mesmo na aprovação divina. Planejam tudo sem nenhuma consulta ao Senhor e em seguida caem no contrassenso de dar ordens ao Deus Todo Poderoso. Muitos até o ameaçam dizendo: "Se o Senhor não ouvir e atender  a minha oração, nego a minha fé; ou, não  te servirei mais; ou, não entregarei mais os dízimos”,  tratando Deus como se fosse um mero empregado, obrigado a atender as ordens destes "senhores" que se intitulam de servos. A expressão: ‘determino’, usada por alguns,  concentrando o poder em quem está orando e não em quem está recebendo a oração, não é própria para um servo se referir ao Senhor. Já ouvi alguém dizer: “Eu exijo de Deus a bênção, porque Ele prometeu, se a minha pessoa fosse fiel, e eu fui”. Não sabe nem se foi  realmente... Essa não é uma boa maneira de tratar o Senhor. Assim ao invés de receber bênção, recebe maldição.

           No texto supracitado, que se refere ao chamado profético de Samuel, tiramos no mínimo, três lições que nos ajudam a sermos mais humildes no nosso relacionamento com Deus.

 

* Disponibilidade para ouvir a voz de Deus (v. 10a)      Fala Senhor

* Humildade (v.10b) ...porque o Teu servo ouve.

* Seriedade (v. 15)... ficou deitado até pela manhã e, então, abriu as portas da casa do Senhor; porém, temia relatar a visão a Eli.

 

          Precisamos ouvir o que Deus tem a dizer, e, incondicionalmente cumprirmos as Suas ordens. Ouvir, neste caso, é mais prudente do que falar de mais. Devemos reconhecer a Sua Majestade porque Ele é o Senhor, o Deus Trino,  O Senhor dos exércitos, Aquele que está no Seu trono soberano. Devemos dizer: Fala Senhor porque o Teu servo ouve, na mais profunda humildade e reverência, como resposta ao seu chamado ou para qualquer  outra situação da vida. Assim, seremos servos verdadeiros do Deus Altíssimo e desfrutaremos as devidas bênçãos.  Glórias sejam dadas a Ele eternamente. Amém!