Perguntou-lhe pela terceira vez: ... Amas-me?

22/11/2011 14:29


                                                                                                                                                      Depois de terem comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a perguntar-lhe: Simão, filho de João, amas-me? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas. Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Simão entristeceu-se por Jesus lhe ter perguntado terceira vez: Amas-me? E respondeu: Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo. Disse Jesus:Apascenta as minhas ovelhas.

O minidicionário da língua portuguesa de Aurélio, editora Nova Fronteira, apresenta-nos os seguintes significados para a palavra amor: 1. Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem. 2. Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro, ou a alguma coisa.

Qual foi realmente o sentido da pergunta de Jesus a Simão Pedro?... a Bíblia de Genebra, da editora Cultura Cristã, em comentário a este texto discorre sobre a possibilidade de  construir-se esta pergunta de vários modos: " Amas-me mais do que estes outros me amam"? "Amas-me mais do que amas a estes outros"? "Amas-me mais do que amas a esta rede e à pesca"?... O que  dá-nos a entender, é que Jesus queria saber dos próprios lábios de Pedro o seu verdadeiro sentimento. É lógico, que o grau de amor que Jesus sente por nós está infinitamente acima daquele que nós sentimos por Ele, dado à nossa limitação humana. Jesus sabía o que se passava no coração de Pedro, e não sería necessário fazer-lhe nenhuma pergunta, no entanto, queria mostrar-lhe que o seu amor pelo Mestre era limitado, mas devería existir e não ser nivelado a qualquer outra coisa. Daí a repetição por três vezes consecutivas, para não deixar nenhuma dúvida. Em outras passagens bíblicas aprendemos sobre a superioridade do amor de Cristo por nós:"Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos" (Jo 15:13). "... a conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento"... (Ef 3:19)

Amado leitor: A Onisciência de Jesus garante-nos que Ele conhece-nos e muito bem. Apesar das nossas fraquezas, o nosso amado Mestre nos ama e quer usar-nos como vasos escolhidos. Ele deseja que também O amemos, e, acima de qualquer outro interesse. Os cordeiros e ovelhas são Dele, conforme o texto:          " Meus... minhas", mas a disponibilidade para amá-lo é nossa, porque Ele respeita o  livre arbítrio concedido a nós. Reconheçamos a Soberanía e o amor Dele , e  amemo-Lo absolutamente de todo o nosso coração.

Que a Graça do Senhor dos Senhores, fique conosco!!!